Mitos e Verdades sobre Nutrição

Nesse post iremos esclarecer algumas verdades e mitos relacionados à nutrição. Nessa perspectiva, faz se necessário conhecer o que realmente é verdade a respeito dos alimentos. Venha entrar nesse mundo saudável da nutrição.

AFINAL O QUE É MITO

Mito refere-se a uma exposição de histórias que buscam explicitar a origem de algo, ou seja, uma tradição cultural, um fenômeno natural e, primeiramente, um costume de origem popular. O passar de geração para geração faz com que ele ganhe ainda mais força histórica, fazendo com que a pessoa realmente acredite que isso seja uma verdade. Embora não seja necessariamente “falso” associa-se a palavra mito a algo que não é verdadeiro.

Logo é importante buscar a verdade como meio de desmistificar essa narrativa errônea ou fabular.

MITOS E VERDADES NA ALIMENTAÇÃO NUTRICIONAL

MITO 1

Produtos classificados como light ou diet são sempre mais saudáveis?

Mito! O alimento light nada mais é que a alteração em sua composição, isto é, há uma redução em, pelo menos, 25% de algum componente específico (calorias, gordura, sódio etc.) comparado com a exposição original do mesmo alimento.  Já o diet é um produto alimentar que foi desenvolvido para pessoas com algum tipo de restrição específica alimentar. Com isso tem a finalidade reduzir, eliminar ou substituir um ingrediente específico, tal como açúcar, gordura ou sódio.  Diante disso, não é a nomenclatura de light ou diet que irá determinar que o alimento é realmente saudável. Deve-se analisar, antes de tudo, as especificações que o rótulo remete e a adequação a pessoa específica.

MITO 2

A carne branca é mais saudável que a carne vermelha?

Verdade!  Ainda que cada tipo de carne tenha suas vantagens e propriedades nutricionais, a carne branca é mais saudável pelo fato de conter um menor teor de gordura saturada, colesterol e calorias, com fonte rica em ômega 3 e ômega 6, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser mais leve é mais fácil a sua digestão, é mais indicada em dietas para a perda de peso.

MITO 3

A tapioca é menos calórica que o pão francês?

Mito! Tanto a tapioca quanto o pão francês possuem valores calóricos bem semelhantes. Em contrapartida a isso, a tapioca tem menos sódio que o pão, não contém glúten, sendo ideal para quem é intolerante a esse composto de proteínas. Sobre o índice glicêmico, ambos, tapioca e pão francês, têm alto índice, pois são rapidamente absorvidos pelo corpo, liberando açúcar pela corrente sanguínea. Por fim, busque o consumo de alimentos integrais, uma vez que ajuda a manter a saúde do intestino, reduz o colesterol e controla os níveis de glicose no sangue, sem contar que reduz a sensação de fome e o consumo excessivo de calorias.

MITO 4

Carboidratos são ruins pois causam aumento de peso.

Mito! O carboidrato é o grande combustível do nosso organismo. Ele tem a finalidade de fornecer a maior parte da energia necessária para a manutenção do corpo, sendo uma fonte de energia primordial. Entretanto, o excesso de carboidratos simples e refinados deve ser evitados, pois são eles os vilões que causam o ganho de peso e obesidade, além do aumento da glicemia, alteração na flora intestinal, desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.  Diante disso, é imprescindível a substituição de carboidratos “ruins” por versões naturais e integrais dos alimentos, outra dica é reduzir consideravelmente o consumo de açúcar de adição presentes em alimentos com alto índice.

MITO 5

O chocolate causa espinhas?

Mito! O chocolate não causa espinhas. Há outros fatores e combinações que podem causar cravos e espinhas. A alteração hormonal, a genética e a falta de cuidados com a alimentação podem contribuir para o aparecimento dessas espinhas. Outro fator é para pessoas que tem propensão de ter a pele oleosa. O chocolate por ser um alimento com grande concentração de açúcar, pode facilmente influenciar na produção de sebo na pele, facilitando o surgimento de cravos e espinhas. Desse modo, é necessário a moderação de doces para uma saúde melhor e equilibrada.

MITO 6

A alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Verdade! A alimentação rica em fibras solúveis e insolúveis traz muitos benefícios para a saúde e bem-estar. É importante destacar o papel que as fibras trazem e como  funcionam no organismo.  O fato da fibra auxiliar no emagrecimento se dá pela promoção da sensação de saciedade, isso ajuda no controle do apetite e reduz significativamente a ingestão de calorias e auxiliando assim no processo de emagrecimento.

MITO 7

Todas as gorduras faz mal?

Mito! Nem todas as gorduras fazem mal. A gordura é um macronutriente que fornece energia e ajuda a absorver vitaminas lipossolúveis. São importantíssimas para o organismo. A gordura saturada é uma gordura solida, ou seja, de origem animal. Ela está presente em carnes, laticínios e óleos vegetais hidrogenados artificialmente. A advertência fica ao consumo excessivo que pode levar a obesidade, infarto, aterosclerose e pressão alta entre outras doenças. Já a gordura trans, produzida artificialmente, está presente em diversos alimentos industrializados. O consumo exacerbado aumenta o risco de doenças, tais como, derrames, AVC, trombose e infarto. Por fim, ao fazer o consumo de gordura, busque as chamadas “gorduras boas”, que são as gorduras insaturadas. Elas são encontradas em alimentos de origem vegetal e em alguns peixes, pois contribuem para o equilíbrio do colesterol e dos triglicérides, protegem o coração, ajudam na saúde cardiovascular, controla a glicose e até mesmo ajuda na função cerebral.

Conclusão

A nutrição é uma área cheia de informações que, muitas vezes, se misturam entre mitos e verdades. Com o fácil acesso a conteúdos pela internet e redes sociais, cresce a disseminação de ideias sem comprovação científica, o que pode confundir e até prejudicar a saúde das pessoas. Por isso, é fundamental sempre buscar fontes confiáveis – isso você encontra aqui! – e o acompanhamento de profissionais qualificados.

Compreender o que realmente faz bem para o organismo e diferenciar fatos de crenças populares permite escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas. Assim, evita-se seguir dietas restritivas ou hábitos alimentares baseados em desinformação, promovendo um estilo de vida mais saudável e sustentável a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *